Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Outeirinhos

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Outeirinhos

U.C.C

Unidade Cuidados Continuados

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Vergieiras

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Vergieiras

 

 

MENSAGEM DO PROVEDOR

 

A Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande é uma das cerca de 400 misericórdias que existem no pais, algumas das quais com mais de 500 anos.

 

Nasceu em 1948 da iniciativa de várias pessoas que são figuras históricas do concelho, tais como: Vítor Gallo, Manuel Barosa, Eugénio Noronha, Emídio Maria da Silva e Pedro Clérigo, vendo aprovados os seus primeiros estatutos pelo Bispo de Leiria, em 1952.

 

Iniciou a sua atividade a cuidar de doentes tuberculosos que, à data, havia muitos no concelho, doença esta que, com a dedicação e competência do Dr. Guedes Coelho, foi  erradicada.

 

Cumprido o seu primeiro objetivo, virou a sua atividade para os idosos, primeiro com um lar naquilo que tinha sido a denominada “enfermaria abrigo”.

 

Até que, em 1994, inaugurou o primeiro lar, digno desse nome, nos Outeirinhos,  que foi ampliado cerca de meia dúzia de anos depois, consolidando a sua atividade. Em 2009 inaugurou o novo lar moderno das Vergieiras e, em 2011, a Unidade de Cuidados Continuados de longa duração.

 

Em 1995, passou a gerir o Centro infantil Arco Íris, pertencente à Segurança Social.

 

Ao longo dos anos sucederam-se os provedores Vítor Gallo, Manuel Barosa, Ivo barros, Cura Mariano, António Dinis Baroseiro e o atual, que vos dirige esta mensagem.

 

Trata-se de uma instituição que não se sentiu espetadora da história, mas que foi agente ativa, criando factos que são lições de história, no que toca aos cuidados para idosos e crianças mais carenciados.

 

Não está à espera do reconhecimento para continuar a ser aquilo que sempre foi e que deseja continuar a ser. Pretende servir.

 

Não está satisfeita com o que foi feito porque deseja fazer mais e fazer melhor.

 

O seu lema é cumprir a mensagem Daquele que, há 2000 anos, se virou para os seus discípulos e disse: “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”

 

Continuamos a pensar e é isso que incutimos às nossas colaboradoras, que a felicidade não está naquilo que se tem, mas naquilo que se é e na forma como nos doamos aos outros, sem estar à espera de recompensa.

 

Esta é a mensagem que o atual provedor tem para todos os que consultarem o nosso site.

 

O Provedor

Joaquim João Pereira