Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Outeirinhos

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Outeirinhos

U.C.C

Unidade Cuidados Continuados

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Vergieiras

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Vergieiras

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Residencial

Vergieiras

Vergieiras

Image 8 title

type your text for 8th image here

Image 9 title

type your text for 9th image here

Image 10 title

type your text for 10th image here

Resposta Social Pré Escola

 

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida e tem como objectivo geral contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso das aprendizagens (Lei nº.5/97). Destina-se a crianças entre os 3 anos e a idade de ingresso no 1.º ciclo do ensino básico (em regra, aos 6 anos).

 

A educação pré-escolar é da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Segurança Social. Do Ministério da Segurança da Educação no que se refere à componente educativa e do Ministério da Segurança Social no que se refere à componente de apoio à família.

 

A Educação Pré-escolar desenvolve as componentes Educativa e Social de Apoio à Família.

Assim:

A Componente Educativa/Lectiva promove a educação da criança e da qualidade pedagógica das actividades de âmbito Sócio Educativo e Lúdico.

A ComponenteSocial de Apoio à Família promove o apoio às famílias, disponibilizando os seguintes serviços:

  • Alimentação
  • Higiene
  • Actividades de enriquecimento curricular – música, ginástica, ballet, hip-hop.
  • Saídas ao exterior;
  • Transporte;
  • Apoio psicológico (desde que solicitado)

 

Horário Funcionamento


A pré escola do Centro Infantil Arco Íris funciona nos dias uteis da semana (segunda a sexta-feira), das 7h45m às 18h30m, encerrando aos sábados, domingos e feriados.
Sendo que:

 

Componente Lectiva

09:00h – 12:00h / 14:00h – 16:00h

Componente Apoio

 à Família

Prolongamento Horário

07:45h– 09:00h; 13:00h–14:00h; 16:30h–18:30h

Refeição

Almoço

12:00h – 13:00h

Lanche

16:00h – 16:30h

 

-Encerra também para férias de 1 a 31 de agosto de cada ano.

 

Comparticipações

-A frequência da Educação Pré-Escolar na sua Componente Social de Apoio à Família é comparticipada mensalmente pelos responsáveis legais das crianças que frequentam a Educação Pré-escolar, de acordo com a Tabela de Comparticipações Familiares que decorre da aplicação do estipulado pelo Despacho Conjunto nº 300/97 de 07 de Ag., D.R. n.º 208, II Série, 1997.09.06.

-A comparticipação familiar é determinada de forma proporcional ao rendimento do agregado familiar, segundo critérios de Universalidade, Justiça Social e Proporcionalidade.

 

 

Componente de Apoio à Família

A Lei 5/97, de 10 de Fevereiro prevê que, para além dos períodos específicos para o desenvolvimento das actividades pedagógicas, curriculares e lectivas, existam actividades de animação e de apoio à família onde se incluem as actividades de enriquecimento curricular.

O Despacho n.º 12 591/2006 define as normas a observar no período de funcionamento dos respectivos estabelecimentos bem como na oferta das actividades de animação e de apoio à família e de enriquecimento curricular.

No Centro Infantil Arco-íris as actividades de enriquecimento curricular – ballet, ginástica, hip-hop e música – são dirigidas às crianças do ensino pré-escolar excepto a música que é extensível a todas as crianças. As actividades decorrem uma vez por semana em dias desfasados e as docentes têm a colaboração de professores externos com formação especializada.

 

Actividades  da resposta

-O Projecto Educativo, elaborado com periocidade pré definida, é um instrumento aglutinador e orientador da acção educativa que esclarece as finalidades e funções da escola, inventaria os problemas e os modos possíveis para a sua resolução, pensa nos recursos disponíveis e aqueles que podem ser mobilizados, disponível para consulta;

-Plano de Actividades é elaborado anualmente e nele constam as actividades programadas para o ano lectivo, afixado a 1 de Setembro em placar próprio;

-Projecto Curricular de sala é elaborado anualmente. Este documento tem como base os objectivos estabelecidos no projecto educativo, as necessidades das crianças e expectativas das famílias, disponível para consulta e apresentado aos pais e encarregados de educação na reunião geral de pais no início do ano lectivo;

-Planificação semanal consta da programação das actividades a desenvolver com vista a concretizar os objectivos dos documentos anteriores, afixada semanalmente em placar próprio.

 

 

 

Pré inscrição:

Para efeitos de admissão, o representante legal da criança deverá dirigir-se à secretaria do Centro Infantil Arco-Íris a fim de preencher a respectiva ficha de pré-inscrição com indicação de todos os elementos nela referidos.

A pré inscrição pode ser apresentada em qualquer altura do ano, nas horas normais de expediente da secretaria.

 

Documentos necessários:

Criança:

  • Cartão do Cidadão
  • Registo de Nascimento / Bilhete de Identidade
  • Cartão de Utente
  • NIF
  • NISS

Pais/Legal Representante:

  • Cartão do Cidadão / Bilhete de Identidade
  • NIF
  • Morada e contactos