Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Outeirinhos

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Outeirinhos

U.C.C

Unidade Cuidados Continuados

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Vergieiras

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

Vergieiras

A causa remota para a construção deste lar, está no testamento que a D. Júlia Barosa fez em 1988, poucos meses antes de morrer, no qual deixou expresso o desejo de ver constituída, na Marinha Grande, uma fundação para apoio à 3ª idade, para o que legava um terreno com 8.000m2 e o dinheiro que existisse na sua conta bancária à data da morte.

 

Tal fundação devia ser constituída num determinado prazo e, não o sendo, o seu legado remeteria a favor de uma instituição da Marinha Grande que já estivesse dedicada a apoiar idosos.

 

Foi assim que a encarregada do testamento, D. Maria Isabel,  acabou por entregar o terreno e o dinheiro à SCM da Marinha Grande que, de imediato, respondendo ao desejo da testadora, começou a pensar na ideia da construção de um lar de idosos, aproveitado o concurso ao abrigo do Programa PARES, que concedia apoio financeiro para o efeito.

 

Foi assim que, a Misericórdia viu ser-lhe atribuído um subsídio a fundo perdido, de cerca de 550.000€ em 2007.

 

Este lar, denominado Júlia Barosa, por homenagem à testadora, foi inaugurado, oficialmente, em 5.9.2009, integrando-se na atividade da Santa Casa da Misericórdia.

 

Trata-se de um edifício com 19 quartos e uma capacidade para 33 utentes.

 

Deste equipamento fazem parte também uma lavandaria, devidamente equipada, um ginásio e todos os espaços necessários para fazer um lar de idosos com a qualidade que as pessoas de idade merecem, depois de uma longa vida de trabalho.

 

Recebe também 30 idosos em centro de dia e presta serviço de apoio domiciliário a 28 utentes.

 

Ao lado deste lar comparticipado pela Segurança Social, foi construída uma Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência que, por falta de apoio financeiro e depois de estar dois anos à espera dele, foi convertido em lar remunerado.

 

Aqui trabalham 51 colaboradoras.

 

CLIQUE PARA VISUALIZAR

alt