Apresentação do Centro Infantil Arco-Íris
O Centro Infantil Arco-Íris acolhe as respostas sociais de apoia à infância da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande, aposta na promoção do desenvolvimento integral da criança e a aquisição de competências básicas para a sua autonomia pessoal e social.
Com técnicos especializados decididos a apostar na qualidade da educação e no desenvolvimento global e harmonioso de todas as crianças, rege-se pelo Modelo de Avaliação da Qualidade do Instituto da Segurança Social e pelas Orientações Curriculares e Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar do Ministério da Educação.
Posicionamento Metodológico do Estabelecimento
Existem diversas teorias e muitas metodologias e métodos de trabalho. No Centro Infantil Arco-íris o corpo docente não segue nenhum modelo curricular específico, cada educador cria o seu próprio, através de uma mistura das diversas metodologias. Muitas vezes a escolha da metodologia depende do grupo de crianças.
Preconiza-se que a linha orientadora de trabalho da equipa pedagógica vá de encontro às teorias construtivistas da educação propostas por Piaget e Vygotsky que foram autores cruciais para o estabelecimento da visão construtivista do desenvolvimento infantil. O construtivismo assenta no propósito de que o ser humano não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos actuando sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Pretendemos assim oferecer experiências às crianças que lhes permitam construir conhecimento, através de actividades que incluam a manipulação de materiais e experiências directas sobre as quais as elas possam reflectir mais tarde.
Na base da nossa pedagogia está continuamente presente a ideia de que a educação de infância é a base para a aquisição dos primeiros conhecimentos, valores e atitudes, que se vão interiorizar na continuação da sua formação pessoal e académica do individuo.
“Os modelos curriculares incorporam uma visão integradora dos fins da educação e das fontes do currículo, dos objectivos e dos métodos de ensino, dos métodos e da organização do espaço e do tempo escolares. Consubstanciando uma visão sistémica da educação, são um poderoso instrumento de medição da teoria e da prática.” (Formosinho, J.O et al, 2007).
As metodologias de intervenção educativa e os princípios pedagógicos que a equipa técnica-pedagógica da instituição elegeu como suporte para a prática pedagógica foram os princípios do “Modelo High/Scope”, “Modelo do Movimento Escola Moderna”, “Reggio Emilia” e “Metodologia de Projecto”.
O Modelo High/Scope contempla a aprendizagem pela acção, a interacção adulto-criança, o contexto de aprendizagem, a rotina diária e a avaliação. É um modelo piagetiano de orientação cognitivista e construtivista que aponta para a manipulação e exploração de novas experiências. Apresenta a criança como um ser que vai construindo o seu desenvolvimento cognitivo nas acções sobre as coisas, situações e acontecimentos. Este modelo tem como princípio básico a aprendizagem activa da criança, isto é, acredita que as vivências directas e imediatas são essenciais se essas crianças retirarem delas algum significado através da reflexão (Mesquita-Pires, 2007).
O “Modelo Movimento da Escola Moderna” amplia o aspecto individualista do desenvolvimento infantil, apontando uma perspectiva social, em que o desenvolvimento se constrói através de práticas sociais, inserido em paradigmas históricos e culturais. Neste modelo a organização da sala de aula em áreas espaciais é considerada alicerce que vai proporcionar as oportunidades para as crianças trabalharem, aprenderem e se desenvolverem.
A turma organiza-se em torno de uma prática de democracia directa, onde se privilegia a comunicação, a negociação e a cooperação.
Prevalece o envolvimento entre pré-escola, família e a comunidade. A interacção das crianças é aberta às pessoas do meio e da sociedade, que com alguma frequência são convidados a cooperar no processo educativo por serem vistos como fonte de conhecimento (Spodeck, 2002).
O “Modelo Reggio Emilio” acredita que a criança tem um papel activo na construção do conhecimento do mundo. “As crianças e adultos são entendidos como coexistindo, (…) e contribuem para o seu próprio desenvolvimento através da participação diária nos acontecimentos culturais ” (Formosinho, J.O et al, 2007).
A criança é estimulada a explorar o seu ambiente e a expressar-se através da “arte”, (desenho, pinturas, dramatizações, música, escultura, entre outras), sendo o atelier na sala um espaço privilegiado para o desenvolvimento das diversas formas de expressão. Nesta pedagogia a documentação assume um papel importante, documentar é fazer registos do que se observa tornando visíveis as experiencias realizadas, isto é, criar cultura.
E ainda a “Metodologia de Projecto”, também baseado nas teorias construtivistas de aqui o educador de infância é um guia e organizador das aprendizagens. O educador de infância deixa os alunos arriscar, analisar e pôr em evidência os saberes e capacidades adquiridas. Privilegiando os aspectos positivos das aprendizagens, tendo em consideração os interesses e motivações das crianças. Esta metodologia implica pesquisas para a resolução de problemas envolvendo as crianças na planificação e desenvolvimento da actividade levando-as a pensar (resolver problemas), aprendem a colaborar uns com os outros (viver em sociedade). As actividades são planificadas conduzidas pelas crianças e educadora de infância em contexto real.
Dinâmica e Organização Pedagógica
Na perspectiva de melhorar os serviços é constantemente feita uma reflexão sobre os processos e meios de o conseguir, sendo as linhas mentoras definidas pelo Projecto Educativo do Estabelecimento.
Por Projecto Educativo entende-se um instrumento aglutinador e orientador da acção educativa que esclarece as finalidades e funções da escola, inventaria os problemas e os modos possíveis para a sua resolução, pensa nos recursos disponíveis e aqueles que podem ser mobilizados. Resultante de uma dinâmica participativa e integrativa, o projecto educativo pensa a educação enquanto processo nacional e local e procura mobilizar todos os elementos da comunidade educativa, assumindo-se como rosto visível da especificidade e autonomia da organização escolar (Lei 43/89).
Estamos inseridos numa sociedade em permanente mudança no aspecto afectivo, económico e cultural. O Projecto Educativo do Centro Infantil Arco-Íris preconiza contribuir para que a Comunidade Educativa desperte para a necessidade da construção de comportamentos que conduzam à adopção de estilos de vida fisicamente activos e saudáveis.
Ainda, pretende contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa, pelo que não entendemos que se centre apenas na aquisição de conhecimentos, mas também no desenvolvimento de diferentes competências. Tal pressupõe o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade pessoal, ao nível do ser, do saber e do viver em comunidade
Caracterização do Estabelecimento
O Centro Infantil “Arco-Íris” está situado no lugar de Casal de Malta, na Rua Professor Alberto Nery Capucho, na Marinha Grande.
Em 1973/74 sob a tutela do extinto Instituto das Obras Sociais foi iniciada a construção do Centro Infantil Arco-Íris. A inauguração deu-se a 2 de Janeiro de 1977 recebendo apenas crianças com idades compreendidas entre 1 e 2 anos. Só em Abril do mesmo ano começou a receber crianças na resposta social de Jardim-de-infância.
Em 1979, o Centro Infantil Arco – Íris foi integrado no Centro Regional de Segurança Social de Leiria ficando dependente orgânica e institucionalmente deste organismo do Estado.
O Centro Infantil Arco-íris é um estabelecimento de apoio à infância integrado do Instituto da Segurança Social - Centro Distrital de Leiria, e em 1996 por acordo foi entregue a gestão à Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande.
Desenvolve na área geográfica do concelho da Marinha Grande o atendimento a crianças em colaboração com as famílias na promoção do desenvolvimento global das mesmas, nas respostas sociais de creche e pré-escola. São integrados prioritariamente neste estabelecimento crianças às quais tenha sido diagnosticado risco biológico de desenvolvimento ou ambiental.
Desde Setembro de 1997 vigora um acordo de cooperação celebrado entre o Centro Regional de Segurança Social, a Direcção Regional de Educação do Centro e a Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande que visa criar as condições para a participação do estabelecimento no programa de Expansão e Desenvolvimento de Educação Pré-escolar, de acordo com os princípios consagrados na Lei nº.5/97.
As comparticipações familiares são determinadas de forma proporcional ao rendimento do agregado familiar de acordo com o estipulado pela Circular nº. 3 de 2.05.1997 de D.G.A.S. pelo Despacho Conjunto nº. 300/97 de 9.09.
Este estabelecimento de ensino funciona no seguinte horário: Abertura, 07H45; Encerramento, 18H30.
Para que haja um bom funcionamento do estabelecimento é imprescindível a existência de um conjunto de elementos, humanos, físicos e materiais de forma a poder dar resposta às necessidades da mesma.
De acordo com o decreto-lei 115A/98, a interacção contínua dos diversos intervenientes, contribui significativamente para o desenvolvimento integral das crianças.
O Centro Infantil Arco-íris colabora com as famílias na educação de 180 crianças nas respostas sociais: creche e pré-escola.
Recursos
Recursos Físicos
O Centro Infantil Arco-Íris é constituído por dois edifícios. Num funciona a Creche e o Jardim-de-Infância e no outro funcionou outrora o Centro de Actividades Ocupacionais e que agora é um edifício de apoio para actividades pontuais do estabelecimento.
Recursos Humanos
Os recursos humanos nos quais nos podemos apoiar directamente são:
Função |
Quantidade |
Directora Técnica |
1 |
Educadora Infância |
10 |
Psicóloga Clínica |
1(meio tempo) |
Terapeuta Fala |
1(meio tempo) |
Administrativa |
1 |
Ajudante de Acção Sócio Educativa |
20 |
Cozinheira |
1 |
Ajudantes de Cozinha |
3 |
Auxiliares Serviços Gerais |
7 |
Manutenção/Motorista |
1 |
|