Informação de entrada

Apostamos na qualidade da educação, no desenvolvimento global e harmonioso da criança respeitando as sus características individuais favorecendo aprendizagens significativas e diferenciadas.

 

Centro Infantil Arco-Íris

O Centro Infantil Arco-íris acolhe as respostas sociais de apoio à infância da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande, aposta na promoção e desenvolvimento integral da criança e aquisição de competências básicas para a sua autonomia pessoal e social.

Regemo-nos pelo Modelo de avaliação da Qualidade do Instituto da Segurança Social e pelas Orientações Curriculares e Metas de Aprendizagem para a Educação pré-escolar do Ministério da Educação.

Temos capacidade para 193 crianças, sendo 75 na resposta social ensino pré-escolar e 116 na resposta social creche.

O horário de funcionamento é das 7h45m e as 18h30m, nos dias úteis da semana.

 

Horário Serviços Administrativos

Segunda a quinta-feira

9.00-13.00-14.00-17.30

Sexta-feira

9.00-13.00-14.00-17.00

 

Posicionamento Metodológico do Estabelecimento

Existem diversas teorias e muitas metodologias e métodos de trabalho. No Centro Infantil Arco-íris o corpo docente segue linhas orientadoras de diferentes modelos curriculares onde muitas vezes a escolha da metodologia depende do grupo de crianças.

Preconiza-se que a linha orientadora de trabalho da equipa pedagógica vá de encontro às teorias construtivistas da educação propostas por Piaget e Vygotsky que foram autores cruciais para o estabelecimento da visão construtivista do desenvolvimento infantil.

Pretendemos assim oferecer experiências às crianças que lhes permitam construir conhecimento, através de atividades que incluam a manipulação de materiais e experiências diretas sobre as quais elas possam refletir mais tarde.

Na base da nossa pedagogia está continuamente presente a ideia de que a educação de infância é a base para a aquisição dos primeiros conhecimentos, valores e atitudes, que se vão interiorizar na continuação da sua formação pessoal e académica do individuo.

As metodologias de intervenção educativa e os princípios pedagógicos que a equipa técnica-pedagógica da instituição elegeu como suporte para a prática pedagógica foram os princípios do “Modelo High/Scope”, “Modelo do Movimento Escola Moderna”, “Reggio Emilia” e “Metodologia de Projeto” e “Montessori”.

O Modelo High/Scope contempla a aprendizagem pela acção, a interação adulto-criança, o contexto de aprendizagem, a rotina diária e a avaliação.

O “Modelo Movimento da Escola Moderna” amplia o aspeto individualista do desenvolvimento infantil. Neste modelo a organização da sala de aula em áreas espaciais é considerada alicerce que vai proporcionar as oportunidades para as crianças trabalharem, aprenderem e se desenvolverem.

A criança é estimulada a explorar o seu ambiente e a expressar-se através da “arte”, (desenho, pinturas, dramatizações, música, escultura, entre outras), sendo o atelier na sala um espaço privilegiado para o desenvolvimento das diversas formas de expressão.

A “Metodologia de Projeto”, também baseado nas teorias construtivistas onde o educador de infância é um guia e organizador das aprendizagens. Esta metodologia implica pesquisas para a resolução de problemas, envolvendo as crianças na planificação e desenvolvimento da atividade, levando-as a pensar (resolver problemas) e aprendendo a colaborar uns com os outros (viver em sociedade

Ainda, o “Método Montessori” caracteriza-se por proporcionar às crianças um ambiente arrumado, agradável na aparência, simples e real, onde cada elemento existe por um motivo específico para contribuir para o desenvolvimento da criança.

Privilegia a aprendizagem inserida num contexto real, num contexto específico e com significado pois a aprendizagem torna-se mais rica e profunda

 

Resposta Social Creche

A creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu círculo familiar, onde é integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades (DGAA, 1996).

Os objetivos desta resposta social visam proporcionar o bem-estar e desenvolvimento das crianças dos 4 aos 36 meses, num clima de segurança afetiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar, através de um atendimento individualizado e da colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança.

 

Pré-inscrição

Documentos necessários:

Cartão cidadão da criança e encarregado de educação

Declaração prestação social Garantia para a Infância

 

Resposta Social Ensino Pré-Escolar

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida e tem como objetivo geral contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso das aprendizagens (Lei nº.5/97). Destina-se a crianças entre os 3 anos e a idade de ingresso no 1.º ciclo do ensino básico (em regra, aos 6 anos).

A educação pré-escolar é da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação, no que se refere à componente educativa e do Ministério da Segurança Social em relação à componente de apoio à família.

 

Pré-inscrição

Documentos necessários:

Cartão cidadão da criança e encarregado de educação

Declaração prestação social Garantia para a Infância

 

Horário Serviços Administrativos

Segunda a quinta-feira

9.00-13.00-14.00-17.30

 

Sexta-feira

9.00-13.00-14.00-17.00

 

Plano de atividades: 23-24

5Plano atividades creche e pre escolar -2023-24