Unidade de Longa Duração e Manutenção – ULDM

 

A Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande foi inaugurada a 17 de janeiro de 2011. Está situada junto ao Lar das Vergieiras, da mesma instituição, na Marinha Grande, inaugurado em 2009. Assume-se como uma infraestrutura destinada ao tratamento de utentes que necessitam de cuidados continuados, de longa duração e manutenção. Apresenta uma capacidade máxima de 61 camas, afetas à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Acolhe utentes encaminhados pelos centros de Saúde da Sub-Região de Saúde de Leiria e ainda de diversas unidades hospitalares.

Assegura cuidados de saúde e de apoio social a  pessoas com doença crónica, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio.

Cumprindo todas as exigências legais, encontra-se equipada com diversos meios tecnológicos de ponta, assim como de uma equipa qualificada, criativa e dinâmica.

Os utentes são apoiados por médicos, enfermagem permanente, psicólogo clínico, assistente social, fisioterapeuta, técnica de reabilitação psicomotora, animação sociocultural, auxiliares de ação médica e auxiliares de serviços gerais.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados assume-se como prestação de cuidados de saúde e de apoio social que a Misericórdia presta à comunidade, baseada no princípio da solidariedade e apostando num serviço cuidado e humano a cada utente.

A Unidade de Longa Duração e Manutenção assegura:

a) Atividades de manutenção e de estimulação;

b) Cuidados de enfermagem diários;

c) Cuidados Médicos;

d) Prescrição e administração de fármacos;

e) Apoio psicossocial;

g) Cuidados de fisioterapia e de reabilitação psicomotora;

h) Animação sociocultural;

i) Higiene, conforto e alimentação;

j) Apoio no desempenho de todas as atividades da vida diária;

Tem uma capacidade para 60 utentes.

O tempo de internamento para esta tipologia é superior a 90 dias, sendo feita uma reavaliação aos 180 dias.

Em situações temporárias decorrentes de dificuldades de apoio familiar ou de necessidade de descanso do principal cuidador, o período de internamento pode ser por tempo inferior até ao limite de 90 dias por ano.

Provedor: Dr. João Pereira

Diretora Técnica: Dra. Catarina Prates

Diretora Clínica: Dra. Dulce Mendes

Enfermeira Chefe: Ana Amaral

CONTACTOS:

244 820 956 CHAMADA PARA REDE FIXA NACIONAL
RUA D. JULIA SOARES VIEIRA MATIAS, Nº 8
2430-318 MARINHA GRANDE

INFORMAÇÕES SOBRE VISITAS