A Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande assenta numa política baseada na visão, missão e valores da organização. A política da organização visa uma ação de qualidade, transparente, responsável, eficaz e eficiente, em todas as áreas de intervenção, integrando os stakeholders a comunidade geral, tendo por base a solidariedade.

 

Política de Qualidade

A SCMMG aposta na prestação de serviços de qualidade aos utentes, desenvolvendo a sua atividade de acordo com os requisitos legais aplicáveis. Com o propósito de alcançar os seus fins a política de qualidade baseia-se nos seguintes aspetos:

►  Assegurar o cumprimento dos requisitos do referencial EQUASS, bem como da legislação aplicável;

►  Garantir a prestação de serviços individualizados e personalizados;

►  Promover a satisfação de todos os stakeholders;

►  Profissionalismo e simpatia;

►  Compromisso com a missão da organização;

►  Garantir uma prestação de serviços qualificada através da gestão de boas práticas e apostando na melhoria contínua;

►  Monitorizar e medir todas as atividades através de indicadores que permitam a avaliação qualitativa e quantitativa. 

 

Política de Recursos Humanos

A gestão de recursos humanos visa satisfazer as necessidades da SCMMG selecionando, potenciando e capacitando os melhores talentos. Pretende-se, de forma ativa, colmatar as necessidades dos colaboradores, aumentar as suas competências e criar condições para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, procurando estimular a sua criatividade e iniciativa pessoal, na realização dos objetivos da organização. A política de recursos humanos é:

►  Selecionar criteriosamente os funcionários a contratar;

►  Desenvolver um sistema de avaliação de desempenho;

►  Garantir a existência de um plano de formação que permita a aquisição de novas competências e reciclagem;

►  Desenvolver estratégias que permitam o envolvimento dos colaboradores na melhoria contínua da organização;

►  Promover e assegurar um bom acolhimento e integração dos novos colaboradores;

►  Definir os requisitos, funções e responsabilidades para cada uma das categorias profissionais dos colaboradores;

►  Desenvolver um processo claro e transparente no recrutamento de colaboradores, dando cumprimento ao princípio da Igualdade de Género e de Oportunidades de acesso ao emprego;

► Garantir a segurança, saúde e bem-estar de todos os colaboradores através dos serviços de saúde, higiene e segurança no trabalho.

 

Política de Parcerias

A Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande tem vindo a desenvolver parcerias com o intuito de responder às necessidades dos seus utentes, aumentando assim, a capacidade de resposta da organização. A Santa Casa continua a apostar na celebração de protocolos que sejam mutuamente benéficos para as entidades parceiras, para a organização e seus utentes. Para a SCMMG a política de parcerias é:

►  Assegurar o cumprimento do referencial EQUASS;

►  Proceder à avaliação das ações de parceria;

►  Participar no desenvolvimento social e económico da comunidade local;

►  Promover parcerias com instituições de ensino superior;

►  Promover à avaliação da satisfação das entidades parceiras.

 

Política do Ambiente

A política do ambiente da organização é entendida como um conjunto de medidas que evidenciam o empenho em exercer todas as atividades num respeito absoluto pelo ambiente. Para tal, trabalhamos com parceiros que nos permitem atingir as seguintes medidas:

►  Otimizar a gestão dos resíduos gerados nas atividades internas, através do desenvolvimento de ações de tratamento de resíduos e de reciclagem;

►  Disseminar a política do ambiente e as práticas pelos colaboradores, clientes e parceiros;

►  Utilizar racional e eficazmente os recursos naturais e de energia;

►  Monitorizar e avaliar continuamente os recursos recorrentes da atividade regular da organização;

►  Racionalizar a utilização de energia elétrica, gás e água;

►  Promover a utilização de energias renováveis.

 

Política de Empowerment

O empowerment baseia-se num processo de envolvimento dos utentes e famílias na definição de objetivos, promovendo a autonomia. De modo, a cumprir esta política a organização privilegia os seguintes princípios:

►  Promover a participação ativa do utente e família no plano individual;

►  Garantir o contacto e articulação com a comunidade local e família;

►  Promover acesso ao exercício da cidadania;

►  Promover a participação do utente e família na definição das atividades a incluir nos planos de atividades;

►  Promover ações de formação e informação junto do utente e família;

►  Respeitar as escolhas.