MENSAGEM DO PROVEDOR

 

Bem-vindos ao portal da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande.

Fundada em 1948 por um grupo de cidadãos visionários — Vítor Gallo, Manuel Barosa, Eugénio Noronha, Emídio Maria da Silva e Pedro Clérigo — a nossa instituição nasceu para cuidar da comunidade, tendo os seus primeiros estatutos sido aprovados em 1952.

O que começou como uma missão urgente no combate à tuberculose, sob a orientação do Dr. Guedes Coelho, evoluiu para uma rede de apoio social e de saúde que hoje é referência no nosso concelho.

A nossa história é feita de pessoas e de continuidade. Honramos o legado daqueles que nos precederam e que, com dedicação, guiaram esta casa: Vítor Gallo, Manuel Barosa, Ivo Barros, Cura Mariano, António Dinis Barroseiro e Joaquim João Pereira. É sob este compromisso histórico, reforçado pela eleição de 19 de novembro de 2025, que com os restantes membros da Direção e com os colaboradores, assumo a missão de continuar a escrever o futuro da nossa Santa Casa.

Hoje, somos um agente ativo da história, cuidando de gerações através de valências como:

• Infância:

A gestão do Centro Infantil Arco Íris.

• Apoio Sénior:

As estruturas residenciais Lar dos Outeirinhos e Lar D. Júlia Barosa nas Vergieiras.

e a Residencial, unidade de acolhimento transitório e temporário que por acordo faz acompanhamento de pessoas que, por motivos sociais, permanecem internadas após a alta clínica, em hospital do Serviço Nacional de Saúde.

• Saúde e Cuidados:

A nossa moderna Unidade de Cuidados Continuados (UCCI), com capacidade para 60 camas.

Fiel ao espírito das Misericórdias, o nosso lema baseia-se na máxima daquele que há mais de 2000 anos disse: “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Acreditamos que a verdadeira felicidade reside no ato de nos doarmos ao próximo sem esperar recompensa, focando-nos em fazer “mais e melhor” para garantir a dignidade de quem mais precisa.

Assim. convido-vos a partilhar este caminho de solidariedade e serviço.

O Provedor,

José Manuel Dias Marcos