Caraterização da Organização

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Marinha Grande é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em 1948 que nasceu da vontade de um conjunto de cidadãos da Marinha Grande, constituída na Ordem Jurídica Canónica com o objetivo de satisfazer carências sociais do concelho, informada pelos princípios da doutrina moral cristã. Como previsto nos estatutos, não se confina apenas ao campo da chamada segurança social, abrange também outros, designadamente da área da saúde e educação.

É considerada como IPSS de acordo com o n.º 1 do artigo 94 do Decreto-Lei 119/83, de 25 de Fevereiro. Os estatutos pelos quais a instituição se rege foram registados na Direção Geral da Segurança Social em 28/01/1983 e no livro da Irmandade das Misericórdias.

Nesta data, a SCMMG tem dois estabelecimentos de apoio à terceira idade, uma Unidade de Cuidados Continuados e a gestão de um Centro Infantil pertencente à Segurança Social.

Visão

A Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande pretende ser uma organização de referência nos serviços sociais, de saúde e educação, contribuindo para uma sociedade justa e solidária.

Missão

Contribuir para a qualidade de vida e bem-estar dos utentes, apoiando idosos, doentes, famílias carenciadas e promover o desenvolvimento integral da criança através de um conjunto de serviços prestados.

Valores

Dentro da sua missão e para atingir os objetivos que se propõe, assenta a sua ação nos seguintes princípios:


►  Espirito cristão – os homens são todos irmãos;

►  Solidariedade- todos precisam de todos;

►  Igualdade- independentemente das posses de cada um;

►  Humanização- todas as pessoas são importantes;

►  Rigor- tudo deve ser perfeito;

►  Responsabilidade social- os que podem aos que precisam;

►  Respeito pelas diferenças de cor, politicas ou religiosas;

►  Melhoria contínua dos serviços.